top of page

O METANOIA SAÚDE

Eu e minha esposa sempre nos preocupamos com a saúde do corpo, e bem por isso, por estarmos sempre estudando o assunto, achávamos que os cuidados que tínhamos em nossa casa no que diz respeito à vida saudável já estava bom. Mas mesmo sendo médico, e ela uma Educadora Física, frequentemente ficávamos enfermos, estressados, cansados, com memória fraca e dores no corpo. Acabávamos frustrados quando nos deparávamos com as palavras de Jesus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10).

Um dia, porém, o Senhor nos trouxe real entendimento de que Jesus veio para trazer vida em abundância no espírito, na alma e corpo, e como disse o profeta Oséias, “estávamos sendo destruídos por falta de conhecimento” (Os 4:16). Então, pedimos perdão ao Pai por aquilo que estávamos fazendo contra o Templo do Espírito Santo, o nosso corpo, e pedimos a restauração do padrão D’Ele em nossas vidas para que pudéssemos cumprir integralmente Seus propósitos. E isto incluía a questão do peso em excesso.

A verdade é que muitas vezes nos acostumamos a viver segundo o padrão deste mundo, impedindo a renovação da nossa mente e não experimentando a “boa, perfeita e agradável vontade de Deus” (Rom 12:2). Somos salvos mas não experimentamos a vida abundante prometida pelo Senhor Jesus. Nos conformamos com uma vida medíocre (média) e colocamos a culpa em Deus ou nas nossas limitações por não conseguirmos viver todas as promessas contidas na Bíblia.

Mas, o que tem nos levado a esta condição?

Uma das situações que observamos é que temos alimentado nossa carne e não o nosso corpo. Precisamos entender essa diferença. No original grego, ‘carne’ como ‘natureza pecaminosa’ é a palavra ‘sarx’; e ‘carne’ como ‘corpo físico’ é a palavra ‘soma’.

O templo do Espírito Santo mencionado em I Coríntios 6:19 é “soma”:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós (…)”?

Ou seja, o Espírito Santo habita em nosso corpo físico, por isso precisamos sim nos preocupar em cuidar muito bem dele!

Metanoia Saúde: Academics
Metanoia Saúde: About Us
Image by Tyler Callahan

O SEMINÁRIO

Como cristãos, buscamos a excelência para nossa vida espiritual e emocional, mas muitas vezes negligenciamos o corpo físico, templo do Espírito Santo, lugar escolhido por Deus como habitação. Passamos a viver um estilo de vida que nos traz doenças e nos impede de cumprirmos todo o propósito de Deus.


“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo espírito, alma e corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso.” (I Tessalonicenses 5. 23-24)

O raciocínio é simples: imagine uma planta que é cuidada todos os dias, regada e adubada adequadamente e outra que vive nas mesmas condições climáticas, mas que não recebe os mesmos cuidados. É óbvio que aquela bem tratada será mais vistosa e viverá mais tempo. Pois é assim também com os seres humanos.

Estudos recentes mostram que podemos reduzir o risco de enfermidades fatais simplesmente levando uma vida de hábitos saudáveis.Ou seja, muitos males do nosso século são fruto da nossa vida e alimentação desregradas e sem compromisso com a saúde.

Você não pode escolher quanto tempo vai viver, mas pode escolher como vai viver os seus dias!

Nosso propósito é ajudá-lo a conhecer o seu corpo e saber de que forma ele funciona, para que, se preciso, você possa se arrepender por tantos malefícios até aqui e fazer as pazes com ele, numa atitude de decisão para transformação.

Através de uma Metanóia (renovação da mente – Rm 12:2) você poderá desfrutar de uma vida melhor, resistente a enfermidades, mantendo-se no seu peso ideal, com mais disposição, sem stress, dormindo melhor e com uma aparência saudável. Exatamente com a vida que Deus sonhou para você!

Metanóia é arrependimento, transformação. De acordo com o dicionário Houaiss, é uma “mudança essencial de pensamento”. Para nós, é a chave para uma vida com saúde integral – no espírito, alma e corpo. Porque essa é a vontade de Deus: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2.

Metanoia Saúde: News
bottom of page